Se o Setembro Amarelo nos trouxe o alerta do cuidado com a saúde mental, o Outubro Rosa nos acena com o cuidado com a saúde feminina e do combate ao câncer de mama. Mas vale lembrar que ainda encontramos pessoas entorpecidas por eventos negativos vivenciados no passado que precisam de ajuda. Então cabe ressaltar este tema.
Entorpecido é um adjetivo que pode ter vários significados: que caiu em torpor ou entorpeceu. Que perdeu o vigor ou a energia, que se tornou inerte ou paralisou, sem ânimo ou desalentado, entre outros. Essa sensação de desconforto pode ser definida como redução da sensibilidade ou de movimento no sentido figurado.
O entorpecimento emocional, também conhecido como dormência afetiva, é um estado em que a pessoa não consegue sentir ou expressar emoções. Pode ser um sintoma de outras condições clínicas, como depressão ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
Uma pessoa emocionalmente entorpecida não sente alegria nem tristeza. As oscilações normais das emoções são reduzidas a uma sensação de vazio e o mundo assume um aspeto monótono e isso ameaça sua capacidade de trabalho, produtividade e motivação, até uma possível perda de seu emprego.
É neste momento que podemos ajudar com um bom acolhimento e escuta, criando uma oportunidade para resgatar a importância de se ter um objetivo real e concreto que possa servir como estímulo de lhe tirar da cama todos os dias e direcionar suas ações para reaprender a sonhar de novo.
A experiência nos mostra que quando conseguimos acolher e levar uma pessoa a resgatar uma memória positiva de um momento de sua vida, a descrição do fato traz consigo as sensações e sentimentos vivenciados no evento e abrem portas temporárias de bem-estar, que tiram a pessoa do estado de apatia e fazem lembrar como é possível viver e alcançar um melhor estado emocional.
Essas pequenas experiências positivas, quando repetidas, podem criar sementes que estimulam a buscar ajuda e criar uma boa energia e força para iniciar um tratamento terapêutico efetivo de alcance de melhorias físicas e emocionais, bem como resgatar uma vida com melhor qualidade.